Regulamentado pelo Decreto Nº 10.543 de 13/11/2020, o portal gov.br
disponibiliza a seus usuários a ferramenta de assinatura eletrônica avançada de
documentos digitais com a mesma veracidade e validade que as assinaturas à
próprio punho. Posto isso, para uma maior segurança e confiabilidade de autoria,
a conta Gov.br precisa ser validada pelo reconhecimento facial, bancos
credenciados e certificado digital. Ademais, este Decreto agrega benefícios à
sociedade no que se refere a economia de insumos, otimização de tempo em
processos burocráticos e praticidade em sua utilização em qualquer lugar, e por
último, a segurança de informações credenciais, que somente são acessadas por
meio da confirmação de identidade.
NÍVEIS DE ASSINATURAS
Para os casos de interação com os entes de governo, a
legislação estabelece três possíveis classificações de níveis de assinatura
eletrônica conforme descrito no site da receita.
● Assinatura eletrônica
simples, que permite identificar quem está assinando e anexa ou associa seus
dados a outros dados em formato eletrônico;
● Assinatura eletrônica avançada,
que utiliza certificados não emitidos pela ICP-Brasil ou outro meio de
comprovação da autoria e da integridade de documentos em forma eletrônica, desde
que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o
documento. É o caso da assinatura GOV.BR;
● Assinatura eletrônica qualificada,
que utiliza certificado digital, nos termos do § 1º do art. 10 da Medida
Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001.
A Conta Gov.br possui três tipos
de níveis para realizar as assinaturas digitais (bronze, prata e ouro), eles se
referem a como a conta é criada e validada, também se diferenciam em algumas
características, como:
● Segurança no processo de validação, ou seja, quais os
dados e em que bases eles estão sendo validados;
● Que tipo de serviços públicos
podem ser utilizados de acordo com nível;
● As transações digitais que podem
ser realizadas através da conta gov.br.
Vale ressaltar, quanto maior for a
segurança na validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral e
Certificado digital, maior será o nível da conta e os seus benefícios.
De acordo
com o site do gov.br, existem características distintas entre os níveis, são
elas:
Nível de segurança bronze considerado básico, prata alta e ouro o máximo
de segurança, além dessas diferenças, o bronze é o único nível que não permite
realizar assinaturas digitais. Já nos níveis ouro e prata a única diferença é a
questão da segurança, a qual foi mencionada anteriormente.
ETAPAS PARA A
REALIZAÇÃO DO SERVIÇO
Etapa 1: Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica
utilizando a sua conta gov.br.
Certifique-se de que sua conta gov.br está
validada para realizar a assinatura digital. Caso você não tenha uma conta
gov.br: acesse o portal gov.br e crie uma conta “prata” ou “ouro”.
Etapa 2: Faça
o login na sua conta gov.br usando seu CPF e senha.
Após o login, você será
direcionada para a tela de "Assinatura de documento".
Etapa 3: Adicione
o arquivo que será assinado.
Clique em “Escolher arquivo” e selecione um arquivo
do computador, celular ou tablet. Os arquivos devem ter extensão .doc, .docx,
.pdf, ou .odt.
Etapa 4: Escolha o local da sua assinatura no documento.
Clique no
documento para definir onde sua assinatura vai ser posicionada. Em seguida,
clique em “Assinar digitalmente” para validar a assinatura.
Etapa 5: Valide sua
assinatura.
Na janela dos Provedores de Assinatura, clique em "usar
gov.br". Em seguida, insira o código enviado para confirmação por meio do celular, e-mail. Você verá
uma mensagem de sucesso, sendo direcionado para a página de onde poderá baixar o
documento assinado.
Etapa 6: Baixe o documento assinado.
Clique em "Baixar
arquivo assinado" para baixar o arquivo .pdf para seu computador, celular
ou tablet.
Etapa 7: Consultar assinatura do documento.
Acesse o portal de
assinaturas e adicione um arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão
listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”. Também é
possível consultar as assinaturas do documento no "Painel de
Assinaturas" do Acrobat Reader ou de outros leitores de PDF.
Por: Ray
Salustino e Yasmim Soares
Referências: Assinatura Eletrônica — Português (Brasil)
Orientadora:
profa. Dra. Valdineide dos Santos Araújo (Coordenadora Projeto Balcão)
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