Orientador(a):
Profª. Dra. Valdineide dos Santos Araújo
Voluntárias:
Irenilda Lourenço, Lis Catariny e Michelle Ghislain
A maioria
das pessoas sonham em ter um negócio próprio. Você mesmo, quantas vezes não
pensou em ter o seu próprio negócio? Em geral,
o que leva um empreendedor às atividades criativa e inovadora é quase sempre
sua necessidade de realização, sua disposição de assumir riscos e sua
autoconfiança. Todavia, existem pessoas que assumem negócios para escapar ou
fugir de algum fator ambiental limitativo ou negativo.
São vários os fatores ambientais que encorajam ou
impulsionam essas pessoas a iniciar novos negócios, tais como fugir de uma
situação externa em que sofre restrições políticas, religiosas ou econômicas,
ou quando se sente cansada do ambiente burocrático de grandes empresas, busca
afirmação social ou profissional ou simplesmente deseja ser independente ou
autônoma.
Os motivos para empreender são diversos, desde
conquistar bens até colocarem em práticas seus propósitos de vida.
Separamos alguns deles para te ajudar a identificar, levando você
à decisão de mudar de vida, gerando ideias de negócios e criando soluções
para si e outras pessoas.
Segue abaixo alguns motivos:
1. Conquistar a independência financeira
Encabeçando a lista, temos o intenso desejo de poder comprar o que quiser e quando quiser.
Quando um salário fixo, mesmo que razoável, não supre essa necessidade, as
pessoas são impulsionadas a criarem seus próprios sistemas de lucro.
2. Ter liberdade geográfica
Quem disse que não é possível estar preso a um espaço
geográfico reduzido? Alguns desenvolvem ideias de negócio na intenção de
trabalharem em qualquer lugar. A internet permite isso. É a vantagem da
mobilidade.
3. Ter liberdade de tempo
Quem já trabalhou de segunda a sábado tendo que encarar
longas horas de trânsito, sabe bem o que é “não ter tempo para mais nada”. Um grupo
expressivo de indivíduos decide empreender para administrar o próprio
tempo.
4. Fugir da monotonia
Parece um motivo fraco, mas muita gente decide criar seu
próprio negócio por não suportar suas próprias rotinas. Cumprir horários,
realizar o mesmo percurso todos os dias, ver as mesmas pessoas, escrever o
mesmo tipo de relatório…
5. Desejo de causar impacto positivo na vida
de pessoas
Necessidade e profunda vontade de causar impacto na vida
de outros. Ajudar pessoas, solucionar problemas que elas enfrentam, enfim, ter
a chance de criar ambientes em que outros possam se beneficiar.
6. Ter a solução para problemas comuns
do dia-a-dia
Alinhado ao motivo anterior, é possível criar ideias
de negócios com base em soluções para problemas reais do cotidiano. É um desejo
interno de auxiliar a outros. Um grande feito que se enquadra nesse conceito é
a invenção da lâmpada elétrica. O mundo todo se beneficiou de um objeto
inventado por um homem que decidiu resolver um problema comum.
7. Paixão pelo conceito ou área em que se
pretende atuar
A paixão leva a empreender! Desenho, jardinagem, escrita,
oratória, matemática, qual área, mas te deixa feliz? Identifique e comece a
gerar uma ideia de negócios. Quem sabe não está aí a oportunidade de crescer na
vida e nos negócios.
A decisão de
tocar o próprio negócio deve ser muito clara e objetiva. De início, é a decisão
principal da qual dependerá todas as demais. O empreendedor deve estar
profundamente comprometido com essa decisão para ir em frente, enfrentar todos
os desafios que normalmente aparecem e derrubar os obstáculos que certamente não
faltarão. Se o negócio falhar – e esse é um risco que pode eventualmente
existir, pois depende de muitos fatores externos e internos – não deve derrubar
o orgulho pessoal, sacrificar os bens pessoais, nem prejudicar a autoconfiança
e a vontade de recomeçar de novo. Tudo deve ser bem pensado e ponderado para
garantir o máximo de sucesso e o mínimo de dissabores.
O mercado
recompensa o empreendedor que tem visão estratégica, criador de soluções e
inovações, zeloso no atendimento ao cliente e que sabe como gerir o negócio com
profissionalismo e seriedade. O avanço da economia depende dos pequenos
negócios, que respondem por grande parte da geração de empregos, das inovações,
do pagamento de impostos e da riqueza das nações. Se você̂ quer abrir seu
próprio negócio, anime-se, pois você não está́ sozinho. Pelo contrário, está
bem acompanhado.
Referências:
CHIAVENATO,
Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4º Edição. –
Barueri, SP: Manole, 2012.
RODRIGUES, Joana. O
que leva alguém a abrir o seu próprio negócio? Disponível em: <https://sites.google.com/site/portefoliojoanarodrigues/o-que-leva-alguem-a-abrir-o-seu-proprio-negocio> Acesso em: 21 de Julho de 2020
QUINTANILHA, Pedro. 7 Motivos Para Empreender: Qual é o Seu? 2020. Disponível em: <https://mentalidadeempreendedora.com.br/desenvolvendo-a-mentalidade-empreendedora/7-motivos-para-empreender-qual-e-o-seu> Acesso em: 21 de Julho de 2020.
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