Tendências futuras, micro ou grandes empresas?



Orientador (a): Profª. Dra. Valdineide dos Santos Araújo

Voluntárias: Ruth Helayne Lopes da Silva, Tayanne Alessa Marinho de Souza e Vitória Caroline de Sá Silva

Entenda o que são tendências de mercado
Se você olhar com atenção para o cenário atual, verá que alguns hábitos de consumo estão em alta, enquanto outros vão saindo de cena. Assim como a moda, o mercado em geral também vive de tendências. De acordo com Philip Kotler, acadêmico e referência em marketing, as tendências de mercado podem revelar como será o futuro de um setor baseado no que, hoje, é consumido dele.

No passado pode ter sido difícil identificar tendências de mercado e mapeá-las de forma a transformar as informações em oportunidade. Hoje, não mais. A tecnologia possibilita a identificação de novos consumos.

Quem deseja abrir um negócio promissor deve ficar atento às tendências de empreendedorismo para os próximos anos. Atualmente, tudo se modifica muito rápido e sempre abrem novas lacunas no mercado.

A tecnologia também colabora para o aparecimento de novas ideias e necessidades, quem deseja empreender precisa aproveitar-se disso.

Com a chegada da crise, houve a necessidade de que as empresas se reinventassem, como medida para sobrevivência a curto prazo. Mas pensando a longo prazo, qual será o modelo organizacional mais vantajoso: micro ou grande empresas?

Apesar de estarmos vivendo um período conturbado, as necessidades do mercado em diversos setores continuam existindo e mudando. Desta forma, é importante que as empresas adotem inovações, para acompanhar tais mudanças, e não se tornar uma empresa tradicional e obsoleta, pois esse tipo de empresa corre grande risco de não conseguir se manter no mercado.

Devido a tais transformações, podemos afirmar que o negócio do futuro será a microempresa, mas não da forma que estamos acostumados, e sim um novo modelo de negócio, que possuem apenas um pequeno número de funcionários, utilizam a tecnologia avançada e o recursos externos intensamente, trazendo uma nova forma de trabalhar. Com isto, as empresas que tiverem maior previsão desse novo modelo de negócio, serão as mais bem-sucedidas.

Com isso, as tendências de empreendedorismo devem sempre ser analisadas para conseguirmos montar um negócio de sucesso e ficarmos atualizados quanto ao avanço das tecnologias e mudanças de comportamento das pessoas.

Por isso, se quiser ter uma empresa inovadora, busque sempre pesquisar sobre as tendências para o mercado, pois elas geralmente acompanham a mudança de comportamento dos consumidores.

Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
No Brasil existe a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, ela foi instituída em 2006 para regulamentar o disposto na Constituição Brasileira, que prevê o tratamento diferenciado e favorecido à microempresa e à empresa de pequeno porte.
O objetivo da lei é de contribuir para o desenvolvimento e a competitividade das microempresas e empresas de pequeno porte brasileiras, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia.Benefícios da Lei Geral:simplificação e desburocratização,facilidades para acesso ao mercado,facilidades para obtenção de crédito e à justiça e estímulo à inovação e à exportação.

Por meio da Lei Geral, foi instituído o regime tributário específico para os pequenos negócios, com redução da carga de impostos e simplificação dos processos de cálculo e recolhimento, que é o Simples Nacional.



Referências

http://sebraeatende.com.br/artigo/entenda-o-que-sao-tendencias-de-mercado

https://andrebona.com.br/10-tendencias-de-empreendedorismo-para-2020/

https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/go/artigos/confira-as-diferencas-entre-micro-empresa-pequena-empresa-e-mei,cf9960ef67f4d610VgnVCM1000004c00210aRCRD

https://neofeed.com.br/blog/home/empresas-que-nao-se-adaptarem-ao-mundo-pos-covid-irao-desaparecer/

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