Ideia vs Oportunidade – Uma Oportunidade!


Orientador (a): Profª. Dra. Valdineide dos Santos Araújo 

Voluntárias: Ruth Helayne Lopes da Silva, Tayanne Alessa Marinho de Souza e Vitória Caroline de Sá Silva 

O que é ideia e oportunidade? 

Segundo o dicionário, uma ideia consiste em “um objeto imediato do nosso pensamento, representando um conceito ou noção sobre algo que temos, resultando em um pensamento concreto ou abstrato”. Ou ainda, “uma ideia pode ser um conhecimento, noção ou opinião de algo”, além de poder também representar “plano ou meio a ser realizado”. 

Já oportunidade, o dicionário define como “ocasião favorável; circunstância oportuna e propícia para realização de algo; situação útil, benéfica ou vantajosa”. Ficou claro? 

Ou seja, enquanto ideia é uma imagem/visão que o empreendedor tem na cabeça, a oportunidade é o momento mais adequado para colocá-la em prática. 

Ideia x Oportunidade 

Há uma grande diferença entre ideia e oportunidade, e isso é uma das grandes causas de insucesso. A confusão é muito comum entre os empreendedores iniciantes. Identificar e agarrar uma oportunidade é, por excelência, a grande virtude do empreendedor de sucesso. É necessário que o pré-empreendedor desenvolva essa capacidade, praticando sempre. Atrás de uma oportunidade sempre existe uma ideia, mas somente um estudo de viabilidade, que pode ser feito através do Plano de Negócios, indicará seu potencial de transformar-se em um bom negócio. 

Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas ideias de negócios é que elas devem ser únicas. O fato de uma ideia ser ou não única, não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer. As oportunidades é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes. 

Como aproveitar as oportunidades? 

É comum as pessoas esperarem por muito tempo pelas oportunidades,mas é preciso estar atento para as oportunidades que estão acontecendo hoje.O pensamento de que a oportunidade ainda não lhe bateu à porta,apesar de todos os esforços tem conduzido pessoas com grande potencial,que mesmo com um mundo de oportunidades à sua volta,as desperdiças por causa do paradigma da falta de sorte. 

Grandes oportunidades carecem de uma visão positiva e otimista, uma visão pessimista ou pouco promissora nada agrega. A construção de grandes oportunidades começa no presente pensando no que deve ser feito. Falta de preparo e de condições para aproveitar as oportunidades acontece tanto na vida das pessoas, quanto das organizações. Pequenas oportunidades são estratégicas para ao longo do tempo ficarem ainda maiores e melhores. 

Ideia e oportunidade em meio à crise 

O momento de crise que estamos vivendo causou impactos além da saúde, trazendo consequências notórias na economia. Diante deste cenário, os estabelecimentos estão fechados desde março, ocasionando prejuízos para os empreendedores. 

Com reduções no faturamento devido a quarentena, muitas empresas terão que fechar as portas, caso não se reinventem, utilizando novas ideias e oportunidades para minimizar os impactos causados pelo coronavírus. 

Qualquer que seja o seu negócio, os impactos poderão ser reduzidos se encontrar meios alternativos de continuar atendendo aos clientes. Uma boa opção, dependendo do seu empreendimento, é levar o seu produto até o público através do delivery, ou intensificar a divulgação, caso já utilize o serviço. 

Outra alternativa é utilizar o trabalho online, onde a empresa passa a prestar os serviços de forma remota, tendo a oportunidade de aumentar sua carteira de clientes. Neste caso, o uso de redes sociais para divulgar e atingir um número maior de pessoas, se faz muito importante. 

Como o desemprego vem crescendo exponencialmente, muitas pessoas viram oportunidades de se reinventarem em meio a dificuldade, e passaram a ter o seu próprio negócio. Estudando o mercado, perceberam que havia uma necessidade da população em se proteger do vírus, ocasionando uma alta demanda na procura por máscaras. E assim, surgem diversos empreendedores confeccionando máscaras, e garantindo uma fonte de renda para driblar a crise. 

Até o início de junho foram criados 107 mil estabelecimentos na internet para a venda dos mais diversos produtos, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), entre 23 de março e 31 de maio. De acordo com Maurício Salvador, presidente da Abcomm, o isolamento social não só acelerou a abertura de lojas na internet como também trouxe novos consumidores para o comércio eletrônico 

REFERÊNCIAS 


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