Como posso “empreender”? O que preciso saber?

Reprodução da Internet
Orientadora: Prof. Dra. Valdineide dos Santos Araújo
Voluntárias: Irenilda Lourenço do Nascimento, Lis Catariny Fernandes da Silva e Michelle Ghislain Coutinho

Insatisfação no trabalho, ideias fervendo na cabeça, vontade de liderar seu próprio negócio ou até por necessidade diante do desemprego, são diversas as motivações que impulsionam os empreendedores a arriscar e dar os primeiros passos rumo à abertura de seu negócio.

Muitos não sabem nem por onde começar, porém é importante levantar as demandas de mercado, seus conhecimentos sobre determinada oportunidade e sua afinidade com o produto/serviço do negócio.

Muitos especialistas apontam a importância de encontrar algo que goste, pois, se não o fizer, pode acabar se frustrando tanto quanto no trabalho anterior que te motivou a ir para novos rumos. É importante avaliar e ponderar todos estes pontos, já que, quando eles estão em harmonia, há muito mais chances de sucesso.

Se a intenção é iniciar um negócio ou desenvolver e impulsionar o negócio atual, o primeiro passo é fazer algumas escolhas iniciais. Qual será o negócio? Quem será́ seu cliente? Qual será́ o seu produto/serviço? Como produzi-lo? Como montar o seu negócio? Como financiá-lo? Para isso, é necessário parar para pensar. O que fazer? Por onde começar?

Outro aspecto relevante a se considerar é que geralmente os momentos de crise são muito propícios para a criatividade e podemos perceber isso no mercado e no surgimento de novas empresas. Esse momento de crise econômica frente à pandemia que chegou ao nosso país, por exemplo, foi muito importante para percebermos a capacidade empreendedora dos brasileiros. Muitas empresas tiveram que se reinventar e outras surgiram diante de um imenso desafio e podemos perceber que uma visão empreendedora pode estabelecer muitas empresas no mercado, como também abrir espaço para novas ideias.

O empreendedorismo teve sua origem através de reflexões de pensadores econômicos do século XVIII e XIX, conhecidos como defensores do liberalismo econômico e que defendiam que as ações econômicas eram guiadas pela força e concorrência do mercado. Já o termo empreendedor surgiu do francês entrepreneur, que significa aquele que assume riscos e começa algo novo, ou seja, representa uma pessoa que inicia ou opera um negócio com o objetivo de realizar uma ideia ou desenvolver um projeto pessoal assumindo todos os riscos e as responsabilidades advindos dele, juntamente com a necessidade constate de inovação do mercado.

Para obter êxito em seu negócio, o empreendedor não deve apenas criar um empreendimento, ele deve também possuir a capacidade de gerir esse negócio de modo que possa mantê-lo e sustentá-lo ao longo do tempo e obter os retornos significativos de seu investimento, ou seja, ele deve planejar, administrar, organizar e controlar todas as atividades diretas ou indiretas relacionas ao seu negócio.

Desse modo podemos seguir algumas dicas para quem tem a intenção de abrir o próprio negócio, segundo alguns empreendedores de sucesso a exemplo de Rubens Júnior da Patroni (rede de pizzarias), Jhonata Emerick CEO da 99Motos, Luiz Sacco, diretor e presidente da Safety Pay, entre outros, são elas:

  • Definição de atividade: a primeira dica é analisar as necessidades do consumidor e entender se esses fatos podem se tornar uma boa oportunidade de negócio, outro ponto importante é evitar investir em empreendimentos que “estão na moda”, pois essa tendência pode ser passageira e o empreendedor terá que arcar com esses custos.
  • Diferenciação: outra dica importante é oferecer uma diferenciação ao cliente e desse modo estimulá-lo a preferir seus produtos e não os do seu concorrente.
  • Escalar: após definir a atividade de seu negócio, é necessário identificar quais ações podem ser tomadas para atender o mercado em larga escala, pois quanto maior o potencial de escalabilidade da empresa, maiores serão as chances de crescimento e de receber investimentos.
  • Conversa com especialistas: a participação em eventos e atividades do seu segmento é algo muito importante, pois ajudará em diversos aspectos do seu negócio entre eles, um maior conhecimento do mercado e suas tendências futuras.
  • Reveja suas finanças: ao fazer seu plano de negócios, é importante delimitar o quanto você pode investir. Em um empreendimento, são necessários diversos investimentos para que ele possa começar a funcionar: desde identidade visual até mesmo softwares para gerir suas vendas, seus clientes, entre outras necessidades que se adaptam a cada negócio.
  • Acostume-se com o erro: empreender é se arriscar. Há diversas formas de analisar os cenários para fazer as decisões mais adequadas, porém você nunca terá 100% de certeza sobre um passo decisivo em seu negócio. Por isso, se está disposto a empreender, é importante que saiba que nunca estará totalmente seguro das decisões e que você pode errar nas escolhas. Entretanto, isso não é nenhum insucesso. Muito pelo contrário: isso faz com que você adquira experiência e aprenda para que, nas próximas situações, o risco seja menor e a possibilidade de erro também.
  • Dê a partida: a partir de todos os estudos e de todas as análises, faça sua decisão. Coloque sua ideia no papel, faça seus planos, busque parcerias e comece a dar forma para seu negócio! Você ainda pode estar se perguntando se vale a pena, porém sua jornada está apenas começando e sempre há muito o que aprender.
Referências:

Comentar

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem