Impulsionamento das micro e pequenas empresas através da inovação

 

Foguete representando avanço

Orientadora: Profª. Dra. Valdineide dos Santos Araújo
Voluntárias: Ruth Helayne Lopes da Silva, Tayanne Alessa Marinho de Souza e Vitória Caroline de Sá Silva

A importância da inovação em micro e pequenas empresas

Com a globalização, as micro e pequenas empresas convivem com a crescente e intensa concorrência no mercado em que atuam. Dessa maneira elas precisam implantar e implementar estratégias de inovação para a sua sobrevivência. E isto tem um custo e nem sempre vem de um estudo particular ou original, mas de um acompanhamento das tendências ou modismo do setor.
As MPE’s utilizam, principalmente, informações encontradas em redes informatizadas disponíveis para todos, portanto, são poucas as estratégias sob medida e estas não permitem desenvolver inovações mais avançadas que estariam na origem de vantagens sobre os concorrentes.
Atualmente um dos pontos–chave para uma gestão organizacional eficaz é a habilidade de entender o ambiente no qual a organização opera. A inovação é um dos vários componentes importantes desse ambiente. Formalmente, a inovação é considerada como uma evolução a novas aplicações, com o propósito de lançar novidades para a área econômica. Ela pode ser concebida na criação de um produto ou processo melhor como transformação do conhecimento de valor comercial. A inovação tem grande importância comercial devido ao seu potencial para aumentar a eficiência e a rentabilidade das empresas.
Inovar é fundamental para que uma empresa se mantenha no mercado, visto que gera competitividade. Com isto, são quatro os conjuntos de inovação que podem ser adotados pelo empreendedor: as inovações de produto, inovações de processos, inovações de marketing e inovações organizacionais.
Quem inova se sobressai no mercado, e para alcançar um melhor resultado a empresa deve ter a capacidade de reconhecer o valor das informações externas e utilizá-las em seu benefício, assim como aperfeiçoar conhecimento e usá-lo de forma eficaz. Outro ponto é a busca de informações sobre fontes de financiamentos.
Uma empresa pode inovar no seu processo produtivo, em estratégias de marketing como também na forma de gerir a própria empresa. Inovar não é simples, e algo que funciona bem para uma empresa pode não funcionar da mesma maneira para outra. Apesar da constante necessidade de inovar isso nem sempre significa sucesso certo. 
No Brasil existe a Lei nº 10.973, de 02/12/04 estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do País. A União, as Instituição Científica e Tecnológica (ICT) e as agências de fomento promoverão e incentivarão o desenvolvimento de produtos e processos inovadores em empresas nacionais e nas entidades nacionais de direito privado sem fins lucrativos voltadas para atividades de pesquisa, mediante a concessão de recursos financeiros, humanos, materiais ou de infraestrutura, a serem ajustados em convênios ou contratos específicos, destinados a apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento, para atender às prioridades da política industrial e tecnológica nacional.
Sendo assim, é fundamental ter habilidade de transformar uma ideia, consequente de uma necessidade em um resultado. Portanto, se agregarmos inovação e empreendedorismo, teremos garantia da sobrevivência de micro e pequenas empresas.


Referências:

Legislação Informatizada - LEI Nº 10.973, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004 - Publicação Original. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2004/lei-10973-2-dezembro-2004-534975-publicacaooriginal-21531-pl.html#:~:text=1%C2%BA%20Esta%20Lei%20estabelece%20medidas,Pa%C3%ADs%2C%20nos%20termos%20dos%20arts
FERNANDEZ, Henrique Montserrat. Inovação é a Solução. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/48c639d5cceccffe4edc82bc9992358d/$File/1201.pdf
http://www.bibliotecadigital.funvicpinda.org.br:8080/jspui/bitstream/123456789/190/1/Paranho



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