Sabemos da necessidade de informar todos os dados de maneira correta no ato da transmissão da Declaração do Imposto de Renda, pensando nisso, é importante que você reúna todos os insumos (documentos) necessários antes de iniciar.
Você pode reunir os documentos e separar em um único local apenas os dados necessários de cada um.
Dentre os principais documentos para subsidiar a elaboração da declaração figuram:
- Documentos pessoais (RG, CPF, Título Eleitoral, comprovante de residência e dados bancários)
- Informe de rendimentos (fornecido pelos empregadores)
- Documentos pessoais dos dependentes (CPF obrigatório)
- Informes bancários e de aplicações financeiras (fornecidos por bancos e corretoras)
- Comprovantes de despesas médicas (despesas com médicos, clínicas, dentistas, planos de saúde)
- Comprovantes de despesas com instrução
- Extrato de previdência privada
- Recibos de pagamento ou recebimento de aluguéis
- Recibos de doações
- Documentação de consórcios
- Extrato do Carnê-Leão (autônomos)
- Última declaração entregue (opcional)
- Relação de bens (opcional)
Há estratégias, como reunir as informações em planilhas, muito úteis, inclusive, quando é necessária a apuração de resultados de operações em bolsa, por exemplo.
Conte-nos qual a sua estratégia para não se perder no momento de fazer as declarações dos seus clientes.
Postar um comentário
Deixe seu comentário